quarta-feira, 11 de junho de 2008

Doutoramento em Ciências da Comunicação, Célia Quico – introdução

Em primeiro lugar, este trabalho de investigação visa contribuir para a área dos Estudos de Audiências em Portugal, tendo como questão de base a emergência de uma nova cultura participativa no grupo etário dos 12 aos 18 anos, no actual contexto de convergência dos media. Em segundo lugar, este trabalho tem a intenção de contribuir para a área de desenvolvimento de produtos audiovisuais e multimédia, ao propor um formato "cross-media" original que integra um piloto de televisão e um protótipo web, destinado a jovens dos 12 aos 18 anos, com o tema genérico da herança cultural e natural dos locais e regiões portuguesas.

O enquadramento teórico desta dissertação situa-se no campo dos Estudos de Audiências, mais especificamente, segue a orientação geral preconizada pelos Estudos da Recepção e pelos Estudos Culturais de que as audiências são produtores activos de significados, bem como a noção de que as audiências são produtores de artefactos culturais que decorre da investigação das culturas de fãs de media levada a cabo por investigadores como Henry Jenkins.

O desenho de investigação da dissertação assume uma abordagem interdisciplinar, com recurso a métodos qualitativos e quantitativos de investigação das audiências, de modo a obter uma diversidade de perspectivas complementares sobre o objecto de estudo.

A pesquisa empírica deste trabalho é formada por quatro estudos suportados em métodos distintos:
1) estudo etnográfico, que teve por objectivo obter uma compreensão detalhada e holística dos usos dos media e TIC pelos jovens portugueses e respectivas famílias no seu contexto doméstico, com uma amostra constituída por 10 famílias, representando um total de 33 participantes;
2) inquérito quantitativo, que teve por objectivo apurar quais os padrões de uso dos media e TIC dos jovens portugueses dos 12 aos 18 anos, em particular, os usos que fazem da televisão, internet e telemóveis, cuja a amostra foi formada por 962 inquiridos dos 12 aos 18 anos;
3) estudo de avaliação de um formato "cross-media", que teve por objectivo principal averiguar qual o interesse e relevância de um formato que faz apelo à participação e contributo criativo dos utilizadores por parte de jovens dos 12 aos 18 anos, com uma amostra constituída por 77 participantes dos 12 aos 20 anos;
4) estudo de caso Sapo Challenge 2007, uma iniciativa da Portugal Telecom em parceria com o Ministério da Educação destinada aos jovens dos 12 aos 18 anos que teve por missão promover o desenvolvimento de competências de criação e publicação de conteúdos na internet e estimular a leitura de obras de língua portuguesa.

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